Você já viu uma caixa de correspondência que não tivesse uma tranca? Aqui no Brasil, realmente, é muito difícil encontrar alguma que não esteja bem fechada a sete chaves. E isso é realmente muito importante, sabe por quê? Acredito quê você já imagine, mas será que pensou em tudo realmente? Veja em nosso artigo que o assunto é mais sério do que muita gente imagina.

Por que é essencial ter tranca na caixa de correspondência?

Quando alguém vai comprar uma caixa de correspondência escolhe um modelo com tranca, afinal, a caixa precisa estar protegida, certo? E a grande maioria dos modelos de caixa de correio realmente já vem com esse recurso.

Manter a caixa de correio trancada não é uma estratégia para as cartas não fugirem, é claro, mas sim para que elas não sejam retiradas dali. E isso todo mundo sabe que é verdade, mas você já parou para pensar porque isso é tão importante?

Veja só as razões pelas quais a sua caixa de correspondência precisa permanecer trancada:

Vandalismo com suas cartas

Uma caixa de correio destrancada é um alvo interessante para os vândalos, que gostam de caminhar por aí destruindo o patrimônio alheio. Se sua caixa não estiver trancada, provavelmente as cartas serão rasgadas ou queimadas, só por “diversão”.

Você ainda pode ter a surpresa desagradável de encontrar algo que não deveria estar dentro de sua caixa de correio, e que foi colocado ali apenas para te pregar uma peça e te dar um susto.

Ação do vento

Não há como garantir que sua caixa de correspondência vai ficar bem fechadinha, e que o vento não vai abri-la, se ela não estiver trancada. Suas cartas podem voar por aí, ou a chuva molhá-las, então, a tranca ajuda a manter a correspondência protegida.

Brincadeira de crianças

Crianças brincam com as coisas, mesmo de desconhecidos, mas não é por mal, apenas traquinagem e molecagem ou até mesmo por pura inocência. Mexer em sua caixa de correio pode ser um passatempo divertido, só para ver se tem cartas ali, mas como sua correspondência é algo importante e pessoal, isso não é muito agradável.

O melhor jeito de se prevenir das molecagens é trancando a caixa de correi para limitar o acesso ao seu interior.

Roubo

Acredite, sua correspondência pode ser furtada, assim como qualquer outro bem de sua propriedade. Há quem faça o roubo de correspondência na esperança de encontrar em meio às cartas algo que possa ser utilizado a seu favor.

Então, a chave e uma boa tranca te previnem da ação desses criminosos que não respeitam a correspondência alheia.

Apropriação indevida de dados

Note que algumas correspondências vêm com dados a seu respeito. A começar pelo próprio nome e endereço, que sempre estarão presentes nas cartas. E se você recebe outros documentos pelo correio, deve ter ainda mais cuidado, porque seus dados podem ser roubados e utilizados por estelionatários para qualquer tipo de ação criminosa.

Mantenha sua caixa bem trancada, ainda que você receba apenas correspondências que acredite serem simples, pois na mão de pessoas inescrupulosas podem te render problemas.

Burocracia

Se você já precisou solicitar a segunda vai de qualquer tipo de documento, sabe como isso pode dar trabalho e que a burocracia é grande. Por isso, contas e documentos devem estar bem protegidos com a tranca da caixa de correspondência, para evitar que sumam e seja necessário solicitar a segunda via.

Segurança

Através da análise de sua correspondência, inescrupulosos podem ter acesso a informações sobre sua família e sua rotina. Como por exemplo, com informes e cartas da escola de seus filhos, do clube que frequentam, cursos, clínicas, entre outros dados pessoais. Dessa forma podem vigiar sua rotina e ameaçar a sua segurança e de sua família.

Infelizmente, aqui no Brasil ainda precisamos nos proteger contra esses problemas, e para isso, temos a chave e a tranca da caixa de correspondência como um recurso essencial. Por isso, opte por um modelo que realmente proteja aquilo que é seu.

WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?