Você sabia que uma forma diferente de brincar com as crianças é também usando a caixa de correio? Veja só como ela é um item versátil! Você pode fazer seus filhos se sentirem mais independentes e favorecer seu desenvolvimento de uma forma diferente, brincando com uma caixinha de correio. Veja como essa ideia pode ser divertida e proveitosa para sua formação.

Caixinha de correio para brincar

A caixa de correio é um item visto como de adultos, afinal ela guarda correspondências e quem te acesso a elas geralmente são os adultos. Porém, as crianças podem se sentir mais responsáveis e de certa forma independentes se tiverem a sua caixinha de correio.

É claro que essa caixa não ficará na frente da casa, como aquela “de verdade”. A caixinha de correio é um item que você pode criar com seus filhos e deixar na porta do quarto, dentro dele, na porta da casinha de brincar, na casa da árvore e outros locais que são o refúgio dos pequenos.

A ideia nessa brincadeira com a caixinha de correio é que as crianças possam exercitar habilidades e de certa forma sentirem-se mais maduras, ao terem para si, esse item que seria para os adultos.

Além de colocar a caixinha de correio na porta dos espaços da criança, ela também pode fazer parte da brincadeira entre elas. Nesse caos vale a imaginação do grupinho para que a caixinha seja um elemento a mais na diversão.

 

Como brincar com a caixinha de correio

A brincadeira pode ser divertida, mas é preciso, antes, que a caixinha de correio exista, certo? Nesse caso você não vai comprar uma caixa de correio apenas para que as crianças brinquem. O ideal é que essa caixa seja criada por vocês.

É uma forma de se aproximar dos seus filhos, de ter um projeto com eles e estimular a sua imaginação, criatividade, expressividade e coordenação motora.

As caixinhas de correio pode ser criada com uma caixa de papelão, frascos ou garrafas pet e ainda com potes de sorvete, por exemplo.

Disponibilize para a criança guache, pincel, papeis coloridos e enfeites como lantejoulas ou miçangas. Tudo isso para que possam decorar a caixinha de correio da maneira como julgarem melhor.

É importante apenas ajudar a criança nessa tarefa, mas deixar que ela libere a imaginação. Tente não julgar o trabalho que ela fizer, apenas faça sugestões para melhorar.

Depois, é só fixar a caixinha, e ali serão colocadas pequenas surpresinhas, guloseimas, recadinhos, cartinhas, avisos da casa, como a hora de jantar ou de tomar banho, entre outros mais.

A caixinha pode ser uma aliada, também, para manter a proximidade com a criança. Os pais que trabalham fora e geralmente não tem tempo de ver os filhos pela manhã, podem deixar um recadinho de bom-dia, uma recomendação, como “comporte-se na escola” ou “obedeça a mamãe”.

São formas de se mostrar presente mesmo estando distante. Uma maneira de a criança perceber que é lembrada, querida e que mesmo na correria do dia a dia, o papai ou a mamãe teve um tempinho para ela.

 

Usando a caixinha como forma de criar reponsabilidades

Outra forma de usar a caixinha de correio a favor dos pais, mas de forma divertida para as crianças é fazer dela um espaço para deixar pequenas tarefas.

A criança pode receber convites com instruções simples e criar reponsabilidades no dia a dai. Como por exemplo trocar a água do cachorro ou dar comida para ele, não esquecer de guardar os brinquedos, arrumar a cama ou fazer as tarefas da escola.

São coisas simples, mas que se passadas para criança de uma forma diferente podem ser atrativas e um desafio para elas. É dessa forma que os pais as educam sem precisar de rispidez ou impor regras duras.

Por isso, deixe que caixinha seja exatamente como a criança quiser. Procure ideias e inspiração nos personagens que ela gosta, em desenhos famosos como o Snoopy e outros mais. O importante é fazer com que isso seja uma diversão e uma maneira de melhorar a comunicação em casa.

WhatsApp Vamos falar via WhatsApp?